A segurança contra incêndios é uma pauta cada vez mais necessária para diversas empresas, prédios e estabelecimentos.
Poder proporcionar um ambiente seguro para colaboradores e clientes se mostra importante para os resultados da empresa. Por isso, a adoção de um projeto de prevenção de incêndios é fundamental para qualquer tipo de organização.
Só que para alcançar o melhor desempenho possível do seu projeto de prevenção de incêndios, você deve seguir algumas normas e leis nacionais.
Pensando em te ajudar a entender o que seguir para seu projeto ser funcional e preciso, nós vamos falar sobre as normas e leis brasileiras para os projetos de prevenção de incêndios. Boa leitura!
Lei nº 13425
A lei N° 13425 foi criada com o objetivo de reformular e reforçar algumas medidas já existentes relacionadas ao combate e prevenção de incêndios.
Por se tratar de uma lei, todos os estabelecimentos que se enquadrarem dentro da lista feita pela lei, devem segui-la de forma obrigatória.
Os estabelecimentos que tem uma obrigação com essa lei são:
“Estabelecimentos, edificações de comércio e serviços e áreas de reunião de público, cobertos ou descobertos, cercados ou não, com ocupação simultânea potencial igual ou superior a cem pessoas.”
Agora, falando diretamente sobre a lei, os seus pontos mais importantes para um projeto de prevenção e combate a incêndio são os listados a seguir:
- Vistorias técnicas realizadas pelo Corpo de Bombeiros;
- Estrutura da edificação tem que suportar a evacuação da área;
- Pessoas especializadas em combate a inícios de incêndios e primeiros socorros precisam estar em toda área;
- De acordo com irregularidades, o estabelecimento vai ser punido em razão das medidas estabelecidas pela lei;
Normas Nacionais e Internacionais
A Lei nº 13425 é importante para a segurança contra incêndios, mas ela não cobre todos os pontos sobre o assunto.
Para que seu projeto de prevenção de incêndios fique ainda mais completo é fundamental que você siga algumas normas técnicas bem importantes, como:
- ABNT;
- FM;
- GLOBAL;
- NFPA;
- NR 23;
- NBR 14276 (Brigada de incêndio);
- NBR 9077 (Saída de emergência);
- NBR 11742 (Porta corta fogo);
- NBR 13714 (Hidrantes);
- NBR 10897 (Chuveiros automáticos, Sprinkler);
- NBR 12693 (Extintores);
- NBR 15808 (Extintores);
- NBR 15809 (Extintores);
- NBR 7240 (Sistemas de detecção).
As normas e a lei de combate e prevenção de incêndios só existem para um propósito: Manter as pessoas e até a estrutura física dos estabelecimentos seguras.
Por isso, ao conversar com uma empresa especializada na realização de projetos de prevenção de incêndios, só confie em uma que converse com você sobre essas normas e a lei.
A Inside Engenharia cria projetos de prevenção e combate a incêndio de forma personalizada, mas sem deixar de cumprir todas normas e leis da área. Para conhecer mais sobre nosso trabalho, acesse o nosso site e confira!