Os sistemas de sprinkler estão entre as ferramentas mais úteis em um arsenal de combate a incêndios. Os sistemas atuais demonstraram reduzir as mortes e a perda de propriedades em mais de 65%.
Por esse motivo, os sprinklers são certamente algo que você deseja em sua propriedade comercial! Mas como funcionam?
Confira agora!
Etapa 1: Sprinklers detectam calor
Ao contrário da crença popular, os sprinklers não são acionados pela fumaça. É um erro fácil de cometer, pois o calor é levado para cima com a fumaça do fogo.
Mas se a fumaça foi o gatilho, simplesmente queimar sua torrada na cozinha do escritório pode ser suficiente para encharcar a cozinha com água de um aspersor de incêndio.
Os sprinklers funcionam porque o calor elevado aciona o sistema. Quando uma chama acende, o ar diretamente acima dela aquece rapidamente. Este ar quente sobe e se espalha ao longo do teto.
Quando o ar está quente o suficiente e atinge um aspersor, ele promove uma reação em cadeia.
A maioria dos aspersores possui um bulbo de vidro preenchido com um líquido à base de glicerina. Este líquido se expande quando entra em contato com o ar aquecido. Quando o líquido se expande, ele quebra seus limites de vidro e o aspersor é ativado.
Etapa 2: Sprinklers apagam o fogo
Cada aspersor é conectado a uma tubulação que se conecta a uma fonte de água confiável fora do prédio. Quando o calor ativa um aspersor, a água pressurizada que esta na tubulação flui pelo Sprinkler formando um leque de água e atingindo o que estiver no raio de ação do Bico.
É importante que a água em um sistema de sprinklers seja pressurizada por uma Casa de Bombas ou Reservatório Elevado. Isso permite que a água atinja os materiais em seu raio de ação com a densidade e força adequados para combate do fogo.
Etapa 3: Sprinklers Minimizam os Danos da Água
Nos filmes, os sistemas de sprinklers operam de maneira enganosa, levando muitas pessoas a acreditar na falácia de que todos os sprinklers de um sistema estão amarrados e, quando um é atingido pelo calor, todos são ativados.
Se fosse esse o caso, apagar um incêndio seria simplesmente trocar danos causados por incêndio por danos causados por água, e não é assim que os sprinklers funcionam.
Felizmente, os aspersores funcionam individualmente. Na maioria das vezes, os incêndios podem ser completamente extintos após a ativação de apenas um ou dois sprinklers. Isso permite que os danos causados pela água sejam confinados à pequena área onde o fogo começou.
Além disso, como os aspersores de incêndio extinguem incêndios com cerca de seis vezes menos água do que uma mangueira de incêndio, sua ação rápida é realmente menos prejudicial à sua propriedade do que uma visita do corpo de bombeiros.
Instalação e Inspeção de Sprinklers de Incêndio! Se você precisa de sprinklers contra incêndio instalados, testados, inspecionados ou reparados, entre em contato hoje mesmo com a Inside Engenharia.